1.º Passo Faça like na nossa página
2.º Passo Insira o seu e-mail e clique em submeter
3.º Passo Submeta o seu voto
Biografia
Ponta Delgada, São MiguelAssociação de Artes Circenses dos Açores
A nossa visão:
Entre vários objetivos, a 9’Circos pretende sobretudo:
- promover e divulgar as Artes Circenses e o Novo Circo na RAA;
- colmatar a falta de espaços nos Açores vocacionados para o desenvolvimento das Artes Circenses nas suas diferentes vertentes: artística, pedagógica e social;
- divulgar as Artes Circenses como ferramenta lúdica, pedagógica e de inserção social;
- promover as Artes Circenses como ferramenta de ligação entre as várias ilhas dos Açores e entre os Açores e o Mundo;
- divulgar, organizar e desenvolver formação;
- funcionar como um veículo para a produção e criação artísticas;
- fomentar as Artes Circenses como elo de ligação entre todas as artes performativas.
Embora a Associação tenha 8 anos de existência, os membros fundadores da 9’Circos já se dedicam às Artes Circenses há alguns anos, trazendo para a Associação a experiência adquirida através de inúmeros espetáculos, animações, organização de eventos, ateliês, projetos de inserção social e formação lúdico-pedagógico.
A 9’Circos é uma Associação jovem, dinâmica, trabalhadora e disponível para colaborar e realizar projetos, ideias e sonhos, tanto em nome individual como em parceria.
Nas ruas, nos palcos, nos bairros desde 2013
Nestes 8 anos, esforçámo-nos por realizar diferentes projetos artísticos em 3 áreas de ação:
Cultura:
Através da nossa companhia de artes circenses “Fungis Magic Truxis” e da nossa companhia teatral “Viceversa Teatro” fizemos mais de 50 espetáculos, tanto a nível regional, nacional como internacional.
Para além dos espetáculos, vale a pena destacar a produção dos dois maiores eventos circenses em Portugal; convenção europeia de malabaristas em 2018 e a Convenção do Circo Atlântico em 2020.
Educação:
Desde o início do nosso percurso que criámos firmemente na ideia de aproximar a criação com o ensino, permitindo às pessoas fora do circo e das artes performativas, a possibilidade de viver o processo de criação, de aprender as técnicas que vêm no nosso espetáculo, bem como de conhecer os diferentes artistas que temos vindo a convidar para participar connosco. Desta forma, fizemos workshops inumeráveis e tipos de malabarismos, teatro para todas as pessoas que queriam abordar a nossa Arte.
Social:
Não como uma coisa independente, mas como a soma dos dois anteriores, tentamos fazer os nossos espetáculos, que as nossas aulas têm impacto na sociedade que nos rodeia. Colaborando com outras associações ainda mantemos os nossos projetos de circo social, sendo claramente o nosso maior orgulho.
8 anos de experiência em teatros, ruas, bairros… 8 anos liderando a arte e a cultura como um modo de vida.