Quem somos
Abrangendo a costa sueste de São Miguel, o Concelho da Povoação faz parte da maior e mais populosa das nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores.
É constituído por seis freguesias e estende-se por 110,32 km2. É também o mais jovem concelho da ilha, criado por decreto de D. Maria II em 1839, apesar de ter sido o local onde desembarcaram os primeiros povoadores.
Debruçadas sobre o Vale da Povoação ficam as sete Lombas que abraçam a Vila, em tempos terras de grande fertilidade que abasteciam de cereais as praças do norte de África, tempos áureos de uma atividade que está bem registada no Museu do Trigo, em Nossa Senhora dos Remédios.
Na Vila da Povoação que podemos encontrar bons exemplos de urbanismo açoriano dos séculos XIX e XX.
Por sua vez, Água Retorta possui trechos de singular beleza, um parque florestal e a maior Fajã dos Açores: a Fajã do Calhau. Mesmo ao lado, fica o Faial da Terra, o presépio da ilha, situado numa garganta de altas vertentes, cortada a meio por uma ribeira.
No entanto, é na Ribeira Quente que se encontra uma das principais comunidades piscatórias da ilha e um dos mais paradisíacos areais para banhos. A “Praia do Fogo”, onde se verifica a existência de nascentes hidrotermais submarinas que tornam a água do mar tépida.
Porém, a maior riqueza do município está nos seus recursos hidrológicos, fruto das várias manifestações de vulcanismo ativo, para as quais salientamos o Vale das Furnas, considerado uma das maiores hidrópoles do mundo, com 22 qualidades de águas mineromedicinais já classificadas e detentor de uma lagoa e caldeiras de encantar.
A atividade turística é, cada vez mais, uma área em expansão na Povoação, com destaque para as empresas ligadas ao ramo e de produtos locais. De igual modo, assiste-se ao despertar da restauração local, principalmente para a especialidade dos pratos confecionados nas caldeiras, marisco e pescado.
Visitar o nosso concelho é estar permanentemente em contacto com a natureza. Na terra ou no mar, oferecemos um vasto e variado leque de opções que certamente desejará repetir
Com jardins e miradouros de inigualável beleza, parques de sonho, de elevada riqueza botânica, Temos caldeiras, lagoa e ainda piscinas de águas quentes férreas onde poderá relaxar Possuímos um Campo de Golfe, , hotéis, casas de turismo rural entre várias outras opções onde poderá pernoitar.
GASTRONOMIA
Com uma gastronomia rica e diversificada, no concelho poderá saborear alguns dos melhores pratos e doçaria regionais.
Os peixes grelhados e mariscos, as famosas fôfas, os bolos lêvedos, os licores e os biscoitos são apenas bons exemplos de iguarias de eleição. Sobressai da nossa ementa gastronómica, cozido das Furnas confecionado com o vapor que sai do interior da terra vulcânica e que lhe dá um paladar inconfundível.
Por tudo isso e muito mais, a Povoação é definitivamente o melhor destino para férias em S. Miguel.
TURISMO
As caraterísticas únicas e peculiares das seis freguesias do Concelho, fazem da Povoação “o mais lindo dos Açores”, e sem dúvida o mais visitado também
A freguesia de Água Retorta, tipicamente rural, com uma enorme fajã mesmo à beira do calhau, junto ao mar; o Faial da Terra, presépio da ilha, com tradição na caça à baleia; A Freguesia de Nossa Srª dos Remédios, terra outrora rica em cereais com o seu “Museu do Trigo; A Ribeira Quente, freguesia tradicionalmente piscatória com a praia de águas quentes; A freguesia de Furnas na qual se pode sentir o pulsar dos Vulcões, com a sua lagoa, caldeiras, parques botânicos e águas termais e a Povoação, freguesia de riqueza histórica a partir da qual se podem desbravar os “caminhos do povoamento” ou trilhos pedestres.
Desde há muitos anos o Turismo é uma das áreas privilegiadas do desenvolvimento do concelho, com especial incidência na freguesia de Furnas e mais recentemente nas restantes freguesias do concelho, fruto também do aumento significativo do fluxo turístico.
Estamos conscientes que o turismo é uma das principais áreas de desenvolvimento deste concelho, mas não poderemos esquecer as outras áreas que sustentam a nossa economia, tais como a agropecuária e a pesca por exemplo. Neste âmbito penso que futuramente vamos ter de conjugar o que de melhor temos para oferecer nestas três vertentes (turismo, agropecuária e pesca). A excelente qualidade do nosso pescado e dos produtos agropecuários, serão cada vez mais procurados pelos turistas é preciso manter esta qualidade e capacidade de inovação na oferta dos mesmos aos nossos visitantes, nunca dissociando os diversos intervenientes e valorizando individualmente também cada um dos setores.
Sendo o Concelho da Povoação um “concelho virado para o mar” acreditamos que de futuro as atividades marítimo/turísticas serão cada vez mais uma realidade em ascensão na Povoação, quer seja pela iniciativa dos locais ou através de potenciais investidores externos.
A implementação de uma cada vez maior e melhor dinâmica nomeadamente na promoção de novos eventos e enriquecimento dos já habituais fazem deste concelho um destino apetecível ao mercado estrangeiro, nacional e local também, não só pelas belezas naturais, mas também pela peculiaridade de alguns eventos emblemáticos, entre os quais, a realização de uma das mais belas exposições de Camélias que se fazem no país, um baile de Carnaval de reconhecida qualidade (Baile Verde e Amarelo), o presépio das Caldeiras das Furnas e mais recentemente o presépio da vila da Povoação (com imagens em tamanho real), dois dos maiores festivais de Verão do arquipélago (Festa do Chicharro e Festival da Povoação), as festas do Corpo de Deus com destaque para os tapetes de flores com cenários alusivos ao tema (com milhares de flores) e ornamentação das ruas, sem deixar de referir as diversas iniciativas de animação que ocorrem um pouco pelas seis freguesias do concelho.
Visitar o nosso concelho é estar permanentemente em contacto com a natureza. Na terra ou no mar, oferecemos um vasto e variado leque de opções, que lhe proporcionarão experiências inesquecíveis, as quais certamente desejará repetir.